Santarém e Prainha estão entre os municípios que mais casos registraram o vírus Chikungunya e Zika em 2020 | Santarém e a região

Os municípios de Santarém e Briana, em Bara Ocidental, registraram casos do vírus Chikungunya e do Zika vírus transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti em 2020 e estavam entre os municípios que registraram o maior número de infecções. A informação foi publicada no último relatório epidemiológico do Ministério da Saúde de Bara (Cespa), no ano passado.

Segundo a Sespa, foram 152 casos confirmados no Pará, o que representa uma redução de 93,45% em relação a 2019, com 2.322 casos confirmados de Chikungunya. Os cinco municípios com mais casos confirmados são Paroapebas (27), Santarém (26), Belém (25), Bragança (15) e Altamira (13).

Em contraste com a dengue e a chikungunya, Cespa observou que o Pará registrou um aumento nos casos do vírus Zika. O número de casos confirmados chegou a 158 em 2020, um aumento de 243% em relação a 2019, com 46 casos confirmados. Em Santarém tinha 74 anos e o Brian 78 anos.

“É importante ressaltar que a maioria dos casos, que motivaram esse aumento expressivo, ocorreram no primeiro semestre e se concentraram nos municípios de Prianha e Santarém, onde o surto foi controlado por medidas municipais com assessoria e apoio do Cespa, e todos os casos esclareceu o Coordenador Estadual de Controle da Dengue, Allen Carneiro, Nenhuma morte foi relatada.

Em relação à dengue, o relatório mostrou que os cinco municípios com mais casos confirmados de dengue foram Altamira (292), Novo Progresso (214), Belém (183), Santana de Araguaia (125) e Ititoba (100).

As principais medidas a serem tomadas pela população são as seguintes:

  • Mantenha os tanques, tigelas e tambores de água bem fechados;
  • Coloque o lixo em sacos plásticos e deixe a lixeira fechada;
  • Não deixe que a água se acumule na laje;
  • Mantenha as garrafas com a boca apontando para baixo;
  • Pacotes de pneus em locais cobertos;
  • Proteja ralos sem tampa com telas finas;
  • Encha os seus vasos de plantas com areia até a borda e lave-os uma vez por semana.

Written By
More from Arzu

Andre Ventura eleva padrões: ele quer mais vozes da esquerda juntos | Presidência 2021

A pouco mais de meia hora do início oficial da campanha eleitoral...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *