O serviço de e-mail do Google, Gmail, voltou a ter problemas técnicos na terça-feira, um dia depois de chegar ao serviço e a plataforma de vídeo do YouTube ter falhado por cerca de 45 minutos.
A multinacional de TI dos Estados Unidos reconhece que os usuários podem ver “mensagens de erro, longos tempos de espera e comportamento incomum” ao acessar o Gmail.
“Estamos cientes de que existe um problema com o Gmail que afeta muito os usuários”, assumiu o Google, às 21h29 de Lisboa.
Foram também comunicados avarias por mais de 15.000 internautas no portal Downdetector, por volta das 22h00 em Lisboa.
A plataforma do YouTube não parece ser afetada hoje, assim como o mecanismo de pesquisa do Google e o serviço de geolocalização do Google Maps.
Na segunda-feira, Downdetector disse que falhas no acesso aos serviços da empresa com sede na Califórnia ocorreram após as 11h30 e afetaram milhares de usuários, na costa leste dos Estados Unidos, Japão e países da Europa. América do Sul e África.
O Google já afirmou que esses problemas estão relacionados ao gerenciamento do sistema de autenticação e rejeitou a hipótese de ataque cibernético.
“O Google experimentou uma interrupção do sistema de autenticação de cerca de 45 minutos devido a um problema com a cota de armazenamento interno. Os serviços que exigiam o login dos usuários encontraram altas taxas de erro durante este período”, disse ele.
Em agosto, alguns dos serviços da empresa também sofreram quedas intermitentes em todo o mundo.