O aviso meteorológico na Madeira deve ser vermelho – DNOTICIAS.PT

Hoje, o director do Observatório Meteorológico do Funchal admitiu que o aviso feito à Madeira deveria ter sido vermelho e não amarelo, mas sublinhou que se trata de previsões, pelo que não são infalíveis.

Victor Pryor falou à Lusa sobre a tempestade que hoje ocorreu na região de Ponta Delgada e Boaventura, que provocou inundações repentinas e inundações que levaram à retirada de 27 pessoas das suas casas por precaução.

Um representante do IPMA na Madeira corrige o exemplar enviado instantes antes à SIC Notícias, ao perceber que o actual alerta meteorológico – amarelo – deveria ter sido elevado directamente ao próximo nível: laranja.

O responsável defendeu que os avisos foram emitidos “em termos de expectativas e acompanhamento” e que algo mais “depois que aconteceu”.

Dada a quantidade de precipitação registrada em alguns lugares, Victor Pryor admitiu que deveria ter sido vermelha, como ele justificou.

Ele ressaltou que isso é “depois do que realmente aconteceu e foi gravado porque os alarmes avisam e não dizem o que realmente aconteceu”.

No Porto Moniz, caíram 160 litros por metro quadrado

Orlando Drummond
25 de dezembro de 2020 – 19:26


O director do Observatório Meteorológico do Funchal disse ainda à Lusa que o tempo na Madeira melhorou “muito”, visto que o montante da precipitação diminuiu “significativamente” a partir das 21h30, significativamente.

“A quantidade de precipitação já foi bem menor na última hora, então a situação, a princípio, tende a melhorar, e agora melhorou muito”, disse, acrescentando que 0 mm é precipitação em quase todos os lugares.

Na Bica da Cana era de 0,1 mm; no Pico do Arieiro 0,5, em São Vicente 0,7 [contra 39 às 18:00] E Puerto Moniz 10,5mm [contra 161]“É para explicar.

READ  A Samsung lança a atualização do equipamento após seis anos!

As chuvas torrenciais no norte da Ilha da Madeira provocaram hoje inundações nos concelhos de São Vicente e Santana, em especial nas freguesias de Boa Ventura, Ponta Delgada e Arco de São Jorge.

Nessas áreas, foram registados cheias de riachos, cheias de lama e pedra, alguns deslizamentos de terras, quedas de árvores e bloqueios de estradas, sendo que o DIÁRIO disponibiliza esta informação dia todo o dia.

As previsões do tempo indicam que o tempo melhorou desde a noite de segunda-feira.

Written By
More from Arzu

Quase 1.000 caminhoneiros foram parados na Inglaterra e proibidos de entrar na França

JN / Agências Hoje são 10:05 Quase 1.000 motoristas de caminhão que...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *