Covid-19 mata três vezes mais em hospitais do que a gripe

(14 de dezembro) Paramédicos chegam ao Hospital da Cidade do Panamá infectados com o novo Coronavírus afp_tickers

Este conteúdo foi postado em 18 de dezembro de 2020 – 2h17

(AFP)

Um estudo francês publicado na revista médica “The Lancet Respiratory Medicine” na sexta-feira indica que Covid-19 causa três vezes mais mortes em hospitais do que a gripe sazonal.

A pesquisa é baseada em dados de mais de 135.000 pacientes franceses: 89.530 hospitalizados com Covid-19 em março e abril de 2020 e 45.819 hospitalizados com influenza entre dezembro de 2018 e fevereiro de 2019. A taxa de mortalidade entre pacientes com Covid-19 foi três vezes maior do que a de pacientes com influenza. 16,9% para os primeiros contra 5,8% para os demais.

“Nosso estudo é o mais abrangente ainda comparando as duas doenças e confirma que o Covid-19 é muito mais perigoso do que a gripe”, observa uma das autoras, a professora Catherine Kuantin, do Hospital Universitário de Dijon. “O fato é especialmente surpreendente se levarmos em conta que a gripe de inverno 2018-2019 foi a pior dos últimos cinco anos na França em termos de mortalidade.”

O estudo também mostrou que 16,3% dos pacientes hospitalizados com Covid-19 acabaram em serviços de reanimação ou terapia intensiva, contra 10,8% daqueles com gripe. Além disso, eles permaneceram na UTI por um período mais longo (15 dias versus oito).

Houve menos crianças e adolescentes hospitalizados com Covid-19 em comparação com a gripe. Essa faixa etária representa 1,4% do total de pacientes no primeiro caso e 19,5% no segundo caso. Durante os períodos estudados, os pesquisadores observaram três mortes em crianças menores de 5 anos de idade por Covid-19 e 13 por influenza.

Os dados são do programa Médicalization des Systèmes d’Information (PMSI), que abrange hospitais públicos e privados. No entanto, os autores observam que as políticas de teste de influenza variam de acordo com o hospital, enquanto as do Covid-19 são mais padronizadas, o que pode levar a uma redução no número de pacientes hospitalizados por influenza. Além disso, não se pode dizer se a influenza sazonal de 2018-19 é responsável por todas as temporadas de influenza em termos de mortalidade.

READ  Jessica Antonis, do BB, "se levanta" com Pipoca. “Há muitas pessoas que erram em espaços públicos e são pagas para isso” - Nacional
Written By
More from Arzu

TCL: 2020 foi um ano de sucesso para smartphones TCL e Alcatel

Não é necessário olhar para os números para perceber que em 2020...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *