COVID-19: É proibido viajar entre municípios das 23h às 23h59. Terça-feira – Notícias

De acordo com um decreto governamental que regulamenta a aplicação do estado de emergência, é proibido deslocar-se para fora do município de residência durante esse período “exceto por motivos de saúde ou outros motivos de urgência”.

Na verdade, a proibição entrou em vigor na semana passada, entre sexta-feira, 27 de novembro, e a madrugada de quarta-feira, 2 de dezembro.

Existem 10 excepções à proibição das deslocações intermunicipais em Portugal Continental, que são as deslocações para o exercício de actividade profissional mediante declaração do empregador ou do empregador, no caso de trabalhadores independentes e empresários em nome individual.

Profissionais de saúde, trabalhadores em instituições de saúde e assistência social, professores, pessoal não escolar de instituições escolares, agentes de proteção civil, forças de segurança, militares e inspetores da Autoridade de Segurança Alimentar e Econômica (ASAE)) não precisam de permissão do empregador para a circular.

Titulares de órgãos de soberania, dirigentes de parceiros sociais e partidos políticos representados no Conselho da República, “gozadores da liberdade de passagem concedida nos termos da lei”, bem como ministros de culto, funcionários de missões diplomáticas, repartições consulares e organismos internacionais localizados em Portugal.

Também são permitidas viagens a instituições escolares, creches, participação em trâmites processuais e atendimento em serviços públicos, desde que tenham comprovação de sua nomeação.

Os deslocamentos necessários também podem ser feitos para “saída dos territórios nacionais continentais” e “cidadãos não residentes para locais de residência comprovada”, como “deslocamento por outros motivos familiares imperiosos, ou seja, para cumprir a responsabilidade parental partilhada”.

Também é permitido “retornar à pátria”.

As medidas de contenção da COVID-19 para o atual período da emergência vigoram até às 23h59 de terça-feira.

READ  Uma explosão no apartamento de Braga destruiu três carros

O governo já anunciou que as medidas para conter a epidemia de Covid-19 serão anunciadas no sábado, que vão até os primeiros dias de janeiro, incluindo o período de Natal e Ano Novo.

Written By
More from Arzu

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *