Estatuto Editorial


O CidadesOnline é um projeto jornalístico de língua portuguesa e de carácter geral, de âmbito regional, centrado nos interesses dos leitores do distrito de Aveiro, em particular da região Norte, que diariamente procura informar e dar voz às populações através da internet, levando a voz de Portugal também às comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo.

O CidadesOnline garante a sua difusão nacional e internacional através da Internet no site www.cidades.com.pt, identificando-se como o modelo de sociedade democrática preconizado pela União Europeia, com respeito pela livre concorrência e pelas conquistas civilizacionais da vida em democracia.

O CidadesOnline respeita as normas deontológicas que regem o jornalismo nas democracias avançadas, e devota empenho e boa-fé no exercício da atividade jornalística.

O CidadesOnline acolhe o dever de informar sob os princípios da transparência e isenção perante todas as formas de poder, sejam elas políticas, económicas, religiosas ou outras.


O CidadesOnline defende uma sociedade livre e plural e a economia de mercado, aberta à iniciativa privada e ao génio individual, como forma de criação de riqueza mas em que os necessários mecanismos de regulação sejam independentes, eficazes e escrutinados.

O CidadesOnline procura o jornalismo de investigação, para o necessário escrutínio da vida pública e como forma de controlo pelos cidadãos contra eventuais abusos de poder, autoridade ou posição dominante. Respeita o pluralismo elege a Declaração Universal dos Direitos do Homem e a Constituição da República Portuguesa como pilares jurídicos fundamentais da sua ação jornalística.

O CidadesOnline preocupa-se com a efetiva separação dos poderes legislativo, executivo e judicial, como modo de equilíbrio das sociedades e meio essencial ao progresso, criação de riqueza e redistribuição do bem-estar.

O CidadesOnline busca um olhar local sobre o pulsar contínuo do distrito de Aveiro, valorizando localidades contíguas, compreendendo as mais-valias que podem advir do estreitamento de laços de boa vizinhança.

O CidadesOnline reconhece como indispensável distinguir entre as notícias - que deverão ser, tanto quanto possível, objectivas, circunscrevendo-se à narração, à relacionação e à análise dos factos - e as opiniões que deverão ser assinadas por quem as defende, claramente identificáveis e publicadas em termos de pluralismo.

AS NOSSAS ESTATÍSTICAS

chart.jpg

Please publish modules in offcanvas position.